FORMAÇÃO EM DANÇA DO VENTRE

Profissional de Qualidade Começa com um Curso de Qualidade

Imagina tudo o que você precisa saber para ser um profissional em Dança do Ventre no mesmo lugar.

  • Fundamentos da Dança do Ventre;

  • Musicalidade;

  • Anatomia;

  • didática;

  • Marketing.

 

IMERSÃO BELLY DANCE.

MÚSICAS CLÁSSICAS

O Maior e Melhor Evento On-Line Gratuito de Dança do Ventre

"A educação em Dança [...] vai bem além do aprendizado de técnicas do como fazer." Isabel A. Marques 

Aprender a dançar não se resume em saber os movimentos ou conseguir seguir uma sequência rítmica. O aprendizado da dança inclui o sentir a música, sentir a emoção do corpo em movimento. 

No caso da Dança do Ventre inclui saber interagir como público, viver a música e se expressar através dela. 

Atualmente temos duas formas de Dançar a Dança do Ventre, na primeira aprende-se as técnicas, desenvolve-se a habilidade de desempenhá-las dentro de uma leitura musical natural do corpo, dentro da movimentação livre que desenvolve-se ao logo da vida.

Na segunda forma estuda-se a movimentação nativa da região em que a Dança se desenvolveu, exemplo: movimentação balladi, movimentação khallegi e muitas outras Danças típicas. Cada dança tem sua singularidade na construção coreográfica de acordo com a sua natureza social e geográfica. Nenhum bailarino estrangeiro vai desempenhar idêntico ao nativo, como diz Ruth  Saint Denis, somente quem nasceu, cresceu e viveu naquele chão sabe colocar a intensidade e expressividade natural e verdadeira no corpo que dança.

A Dança do Ventre clássica ou tradicional como alguns a chamam permite que o bailarino coloque sua própria expressividade independente de sua origem ou nacionalidade ou capacidade expressiva.

Podemos e devemos colocar nossa própria expressão e intensão, diferente de quando procuramos fazer uma dança típica, no qual buscamos uma expressividade aprendida e treinada, na Dança Clássica ou tradicional a livre expressão do artista é o cume do trabalho.


Isso é o que faz essa Dança ser tão divulgada, amada e ensinada por tantos países no mundo todo.

Vamos lá, Vamos soltar nosso corpos e nossas mentes e Dançar a Dança do Ventre.

Bem Vindos a Imersão Belly Dance Março 2021



 

dia 26 de Março

Aula 1 -  Conceito de Música Clássica, Rotina Clássica e Clássicos da Música.

Por mais que estes três termos sejam parecidos, apresentam conceitos bem diferentes da música. 

Conhece-los facilita na hora de escolher a música a ser dançada, na elaboração da composição coreográfica e é fundamental para quem deseja participar de concursos de Dança do Ventre. 

No final da página tem um espaço pra você escrever sua impressões, comentários e dúvidas. Se retorno é muito importante. Grata

 

dia 29 de Março

Aula 2 - Estudo dos Ritmos Na Rotina Clássica

O reconhecer os ritmos não é a única forma de identificar o  estilo da música para composição coreográfica como já vimos na Imersão passada.

Mas facilita muito no improviso e no caso da rotina clássica saber a estrutura da composição.

Compreender a música e como interpreta-la no corpo é o grande desafio para todos que estudam a Dança do Ventre, para um bom aprendizado é importante acostumar os ouvidos a sonoridade da música oriental, desenvolver a acuidade auditiva, perceber o timbre de cada instrumento e como este som repercute em seu corpo. Cada pessoa sente a música de forma diferente e isso que faz a Dança do Ventre ser tão rica essa liberdade de expressar a música no corpo com liberdade.

Existem bailarinos que coreografam as músicas passo a passo, mas acredito que a Dança do Ventre tradicional é totalmente improvisada, dança-se o momento vivido. Mas para que este improviso aconteça com tranquilidade exige estudo e treino, dança é pratica.


Para ajudar neste estudo segue uma lista de músicas tradicionais, algumas bem clássicas outras já bem próximas do estilo baladi. Mas todas são músicas essenciais para o repertório de qualquer bailarina. Conhece-las é o Az na manga para qualquer shows. Algumas estão em várias versões diferentes, adoro construir listas com diversas versões da mesma música, acredito que enriquece o conhecimentos sobre a composição. 

 

dia 31 de Março

Técnica de Quadril e Composição Coreográfica

Como compreender a música clássica nesta aula colocaremos em prática tudo o que aprendemos até aqui. Pra facilitar o estudo segue a playlist com os modos ritmos mais encontrados nas músicas para a Dança do Ventre.

 
Priscila%20Genaro%20Forma%C3%A7%C3%A3o%2

SOBRE PRISCILA GENARO

Só sei quem estou sendo agora.

As vezes é difícil escrever sobre nós mesmos, ou vira uma lista de coisa que já fizemos pouco expressiva ou numa exibição de qualidade, embora adoro essa segunda opção, sempre digo a todos que meu ego é um pouco obeso, É melhor apenas uma conversa de como me vejo hoje.
Sou professora de Dança do Ventre desde 1997 e dancei por todo Brasil com os maiores nomes da Dança do Ventre e da música árabe no Brasil até 2005, quando numa crise de identidade deixei a Dança achando que ela era causa de minhas ansiedades, mas na verdade ela apenas me provocava a ver quem eu era e não aceitava pra ser o que queiram que eu fosse. 
Retornei em  2007 e percebi que sou mais bailarina do que qualquer outra coisa que eu possa ser neste mundo e que ensinar é o que me motiva, é o que faço de melhor nesta minha vida. Não existe nada mais gratificante que ver corpos rígidos ficando paulatinamente mais leves e livres. Mulheres e homens se entregando à música como crianças felizes num parque. Hoje é isto que vivo todos os dias, tanto presencialmente no FIDES onde tenho o prazer de trabalhar com meus filhos, como nas aulas On-Line, através dos vídeo que recebo.
A Dança liberta a mente, o corpo e faz mais feliz qualquer um que esteja disposto a se entregar a ela. E hoje é isso que eu faço: estudo, penso e acredito na poder da Dança sobre nossa psique. Me sinto um guia neste caminho dançante para aqueles que querem trilha-lo, assim como eu e com certeza muito além de mim.

 

ESCREVA AQUI O DEPOIMENTO SOBRE ESTE EVENTO

Como nos saímos?

Saber sua opinião é muito importante para o crescimento do nosso trabalho, expresse com liberdade. Sua mensagem será lida e analisada com muito carinho.

Você nos recomendaria aos seus amigos?
 

(11) 2056-0454

Whatsapp; 11 963097091

R. Pôrto Xavier, 268 - Vila Carmosina, São Paulo - SP, 08210-170, Brazil

  • Google Places
  • Instagram
  • YouTube

©2020 por FIDES Centro de Cultura Lazer e Saúde. Orgulhosamente criado com Wix.com