IMERSÃO BELLY DANCE.

 29 DE JANEIRO, 01,03 E 05 DE FEVEREIRO

O Maior e Melhor Evento On-Line Gratuito de Dança do Ventre

A prática da Dança do Ventre ao mesmo tempo que é simples com apenas 5 movimentações básicos: oito, camelo, zero, básico egípcio e tremido, é complexa quanto a sua natureza sociocultural.

A forma que é dançada, sua expressividade está de acordo com o período histórico e o espaço geográfica em que se encontra.

Nesta edição da Imersão Belly Dance estudaremos a estrutura e leitura musical, porém diferente da leitura musical realizada pelo músico, nós bailarinos de Dança do Ventre precisamos saber o contexto da música, o tempo,  a forma, a textura e célula ritma.

Com estas informações é possível realizar uma composição coreográfica mais sóbria e harmônica.

Conhecer e reconhecer estas estruturas musicais possibilita ao bailarino coreógrafo compor trabalhos mais fieis à dança raiz. 


Apesar de acreditar e incentivar a prática da criação artística livre, conhecer a base verdadeira da dança e da música para a Dança do Ventre traz liberdade para o uso dela ou não de forma consciente.

O estudante e praticante da Dança do Ventre tem o dever de preservar sua originem, mesmo que não saiba exatamente como e nem de onde ela veio, existe uma dança primária que as danças atuais derivam.


O estudo da música árabe permeia este conhecimento ancestral, pois dança e música estão intimamente ligados pela história político-social dos povos que preservaram e difundiram a Dança do Ventre.

 

dia 29 de Janeiro

Aula 1 - Estrutura e Forma Musical da Música Árabe Popular

Tanto a música ocidental como a oriental passaram pelos mesmos processos de modernização, alguns destes  ocorreram academicamente através de convenções estabelecidas pelos músicos e especialistas de cada época, outros processos que  marcam a história da música ocorreram naturalmente na sua prática cotidiana.

Estas mudanças influenciam diretamente a forma de dançar, cada época, cada estrutura músical possui a sua interpretação gestual. Da época das gawazes, passando pela dança ballat, shabbi e atualmente o Mahrabanat vemos a expressão da cultura popular de um povo e seu processo sociocultural representada e afirmada na arte.

Por esta razão é impossível estudar a Dança do Ventre sem compreender sua história e a história do povo egípcio que a abriga e conduz até hoje.

A música analisada neste estudo e á música Tahtil shibbak  de Fatma Serhan, porém a versão escolhida está na voz de Esam Karika.

Música popular com muitas versões diferentes que variam de uma estrutura mais clássica até a eletrônica, possibilitando muitas formas de composição coreográfica.

Segue minha playlist com algumas versões que encontrei no You Tube e vídeos de algumas bailarinas nativas que considero importantes: Fifi Abdu, Tareya Karioka, Dina e também a bailarina Estadunidence Jilina para um comparativo poético e também porque gosto do estilo dela.

https://youtube.com/playlist?list=PLbQWOBFHQFGZtFQvr7hijeJawZX24SwVd

Boa Dança a todos

Priscila Genaro

P.S No final tem uma caixa para que você expresse sua opinião, ela é de extrema importância para que meu trabalho melhore sempre, escreva lá o que achou, sua dúvida, sua crítica e sugestão

 

dia 01 de fevereiro

Aula 2 - Estudo dos Ritmos

Neste aula vamos estudar as estruturas dos ritmos populares mais encontrados na música egípcia, com uma ênfase especial na leitura dos ritmos encontrados na Música Tahtil Shibbak

Segue pra você:  Minha playlist de aula: 

Acredito que vai facilitar sua pesquisa 

Hoje no Egito a música popular tocada nas festas e nas ruas da periferia e o  Mahraganat que muita gente pensa que faz parte da  Dança do Ventre. Aqui tem link extra com  um vídeo sobre o assunto.

Lembre-se de deixar seu comentário no final da página, isso é importante pra mim 

 

dia 03 de fevereiro

Técnica de Quadril e Composição Coreográfica

A aula de hoje está um pouco mais longa, pois faremos a coreografia da música Tahtil Shibbak passo a passo e conversaremos um pouco sobre a forma de Dançar um Shaabi e um Balladi. Vamos lá sacudir o esqueleto e Dançar bastante. E se você quiser mandar um vídeo dançando a coreografia fique a vontade, vou adorar. Sexta feira a aula é ao  Vivo as 18:00 horas

 

dia 05 - Aula ao vivo 18:00 hs

Revisão e Tira Dúvidas 

Diferenças e Semelhanças Balladi e Shabbi

 

Formação em Dança do Ventre

O Melhor Profissional começa com o Melhor Curso

 
Priscila%20Genaro%20Forma%C3%A7%C3%A3o%2

SOBRE PRISCILA GENARO

Só sei quem estou sendo agora.

As vezes é difícil escrever sobre nós mesmos, ou vira uma lista de coisa que já fizemos pouco expressiva ou numa exibição de qualidade, embora adoro essa segunda opção, sempre digo a todos que meu ego é um pouco obeso, É melhor apenas uma conversa de como me vejo hoje.
Sou professora de Dança do Ventre desde 1997 e dancei por todo Brasil com os maiores nomes da Dança do Ventre e da música árabe no Brasil até 2005, quando numa crise de identidade deixei a Dança achando que ela era causa de minhas ansiedades, mas na verdade ela apenas me provocava a ver quem eu era e não aceitava pra ser o que queiram que eu fosse. 
Retornei em  2007 e percebi que sou mais bailarina do que qualquer outra coisa que eu possa ser neste mundo e que ensinar é o que me motiva, é o que faço de melhor nesta minha vida. Não existe nada mais gratificante que ver corpos rígidos ficando paulatinamente mais leves e livres. Mulheres e homens se entregando à música como crianças felizes num parque. Hoje é isto que vivo todos os dias, tanto presencialmente no FIDES onde tenho o prazer de trabalhar com meus filhos, como nas aulas On-Line, através dos vídeo que recebo.
A Dança liberta a mente, o corpo e faz mais feliz qualquer um que esteja disposto a se entregar a ela. E hoje é isso que eu faço: estudo, penso e acredito na poder da Dança sobre nossa psique. Me sinto um guia neste caminho dançante para aqueles que querem trilha-lo, assim como eu e com certeza muito além de mim.

 

ESCREVA AQUI O DEPOIMENTO SOBRE ESTE EVENTO

Como nos saímos?

Saber sua opinião é muito importante para o crescimento do nosso trabalho, expresse com liberdade. Sua mensagem será lida e analisada com muito carinho.

Você nos recomendaria aos seus amigos?
 

(11) 2056-0454

Whatsapp; 11 963097091

R. Pôrto Xavier, 268 - Vila Carmosina, São Paulo - SP, 08210-170, Brazil

  • Google Places
  • Instagram
  • YouTube

©2020 por FIDES Centro de Cultura Lazer e Saúde. Orgulhosamente criado com Wix.com