- Edilene Meyer
O que é a anatomia na dança
Atualizado: 22 de fev.
A importância do estudo teórico na Dança do Ventre
Pesquisa realizada por Edilene Oliveira de Souza Meyer do Módulo Anatomia – O
Corpo Que Dança do Curso de Formação e Capacitação em Dança do
Ventre oferecido por FIDES Centro de Cultura Lazer e Saúde sob coordenação
de Priscila Genaro.
Introdução e Justificativa
Na dança, o material de trabalho de um bailarino é o próprio corpo e de um professor de
dança, são os corpos dos seus alunos. É preciso entendê-los para trabalhá-los da melhor
forma.
Este estudo é direcionado para descobrirmos como orientar os alunos individualmente,
compreendendo os limites de cada um, melhorando a performance na dança.
Este tema não é abordado, normalmente, durante o aprendizado da dança em si.
Metodologia
Para a pesquisa foi utilizado aprendizado adquirido em aulas onlines ao vivo e gravada
específica sobre o tema, no próprio material disponibilizado pela Fides e também
aprendizado adquirido em workshop sobre o tema, com Lulu do Brasil.
Desenvolvimento
O que é a anatomia na dança? Conhecer o corpo, ossos, musculaturas, articulações,
aprimorar a flexibilidade e reduzir a tensão nos músculos.
A anatomia na dança é responsável por nos dar a compreensão do funcionamento do
corpo e sua capacidade. Saber executar corretamente os movimentos sem prejudicar a
musculatura e as articulações, bem como prevenir acidentes e preservar a saúde física
do praticante da dança e a importância do aquecimento para lubrificar as articulações.
Os movimentos da dança do ventre acontecem em eixos e planos. Os planos são:
frontal, sagital e horizontal. Os eixos são: látero-lateral, Antero-posterior e longitudinal.
Alguns benefícios deste estudo são: se sentir mais seguro como professor ou bailarino;
saber como orientar os alunos de forma individualizada e assertiva; trabalhar de forma
segura e eficiente; entender a estrutura do corpo humano; conhecer os limites físicos de
cada um, adquirir consciência corporal; trabalhar para melhorar as dificuldades físicas e
não apenas aceitá-las.
Eixos e Planos / Musculaturas e Articulações
Braços/Ombros – Eixo Latero-Lateral. Plano Frontal. Músculos e Articulações: o
ombro flexiona pra frente (tríceps, trapézio transverso, dorso, deltóide posterior, tríceps,
úmero) e estende pra trás (bíceps, deltóide anterior). Abdução lateral (deltóide). Ombro,
escápula.
Oito p/ trás e Oito p/ frente – Eixo Ântero-Posterior. Plano frontal (flexão) e
horizontal (rotação). Músculos: oblíquo externo e quadrado lombar (flexão lateral),
multífidos, glúteo (rotação de quadril). Articulação: coluna, consequência: quadril e
joelho.
Soldadinhos – Eixo Ântero-Posterior. Plano Sagital. Coluna, consequência: joelho.
Camelo – Eixo Latero lateral. Plano Sagital. Músculos e Articulações: Coluna e quadril
(extensão e flexão; retroversão e anteversão), consequência: joelho; pode ter flexão de
quadril, flexão e extensão de joelho (tirando o pé do chão).
Sequência – Ya Ghayeb versão acústica, Tony Mouzayek – legendada (1:35)
Ondulação de braços
8 Oito p/ trás
6 Oito p/frente
4 Soldadinhos
4 Camelos à direita
4 Camelos à esquerda
5 Soldadinhos
Pose final
Preparação/aquecimento (Música Downtown)
Posição inicial, pés paralelos, afastar os pés a distância do quadril, flexionar os joelhos,
cruzando as mãos embaixo, estender os joelhos, alinhando a coluna e cruza as mãos em
cima alongando a coluna e sobe em meia ponta (5x);
Rotação de ombros pra frente e pra trás (3x), depois alternados (2x), depois cima e
baixo (3x);
Pescoço: extensão, flexão, inclinação direita e esquerda, rotação direita e esquerda (5 a
10 segundos em cada posição);
Fazer rotações da articulação ilíaco femoral, de fora para dentro e de dentro para fora e
slide lateral dos quadris;
Fazer rotações de punhos/mãos. Abre e fecha mãos.
Relaxamento (uma música tranquila)
Postura
Pés paralelos
Joelhos flexionados
Quadril neutro
Abdômen neutro
Leva mãos à frente, entrelaça, respira pelo nariz e solta pela boca (3x).
Eleva braços acima da cabeça cruzando as mãos, sobe na ponta, alongando bem (5
segundos); inclina para a direita (5 segundos); inclina para a esquerda (5 segundos).
Alonga o braço direito a esquerda, segura com a mão esquerda, cabeça para o lado
direito (5 segundos). Alonga o braço esquerdo à direita, segura com a mão direita. ,
inclinação cabeça à direita e esquerda. Cabeça para o lado esquerdo (5 segundos).
Flexiona cotovelo, leva braço atrás, põe mão entre as escápulas (5 segundos). Mão
esquerda encosta ou aproxima da mão direita por baixo, cabeça ereta (5 segundos)..
Flexiona cotovelo, leva braço atrás, põe mão entre as escápulas, uma por cima e outra
por baixo, tentando uni-las; mão direita encosta ou aproxima da mão esquerda por baixo
(vice-versa), cabeça ereta (5 segundos).
Alongar coluna, tronco reto. Sobe, desenrolando pelos joelhos até a cabeça.
Conclusão
É um tema importantíssimo este sobre anatomia na dança.
Entender os limites físicos de cada bailarino não é simples, mas extremamente
necessário.
É possível trabalhar no limite seguro de cada corpo. Não é possível mudar a estrutura
óssea do nosso corpo, porém, com exercícios específicos, podemos melhorar muito
algumas condições.
O estudo faz toda a diferença por ensinar a fazer um trabalho seguro dentro da sala de
aula, evitando a maioria das lesões.
As estruturas da coluna, quadril e pés são muito importantes na prática da dança, bem
como as demais, como: a cintura escapular, as articulações dos pulsos, das mãos e dos
dedos, largamente utilizados em movimentos de ondulações diversas.
Bibliografia
https://www.centraldancadoventre.com.br/publicacoes/artigos/26/anatomia-e-
cinesiologia-aplicadas-a-danca-do-ventre/115 acesso em 22/03/2022, às 10h21m
https://bellydancepriscilagenaro.blogspot.com/2019/03/anatomia-e-fisiologia-aplicada-
danca-do.html acesso em 22/03/2022, às 10h30m