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  • Silvia Akira

Musicalidade,

Fides Centro cultural lazer e saúde

Curso livre de formação e capacitação de professores de

dança do ventre

Professora Priscila Genaro.

 

Musicalidade,

 

Maria Silva ( Silvia Akira).

 

Cotia 2022.

 

Musica Sawah, Abdel Alim.

 

Introdução:

 

 Escolhe essa musica conforme o exercício pedido é rica em textura e tradicional. As músicas tradicionais têm esta riqueza.

Motivo de aprendizado e desafios.

 

Musica editada da sua forma original.

 

 (“È uma musica que fala de um andarilho viajante longe do seu amor pela

distancia das suas viagens)” Então não é uma musica para dançar sorrindo

todo o tempo.

“Em letras tradutor, por Hamed Said”


“Biografia

 

Abdel Halim Ali Shabana – Conhecido como Abdel Halim Hafez

Nascido no Reino do Egito em 21 de junho de 1929 e falecido em

Londres, 30 de março de 1977, está entre os cantores árabes mais

populares. Além de cantar, Halim era também ator, maestro, homem

de negócios, professor de música e produtor de cinema. Tem músicas

clássicas com duração de quase uma hora, utilizando orquestras com

60 músicos que ele regia, que são consideradas eternas. Ele é

considerado um dos quatro grandes da Música árabe (junto com Umm

Kulthum, Mohammad Abdel Wahab e Farid al-Atrash). Seu nome é

escrito às vezes como ‘Abd el-Halim Hafez. Ele é conhecido como el-

Andaleeb el-Asmar (O Grande rouxinou de pele escura em Língua

árabe). Ele também é conhecido como um ícone na Música árabe

moderna. Sua música ainda é tocada diariamente em todo o Mundo

árabe. “Suas músicas influenciaram a Revolução Egípcia de 2011.

Conhecida como dias de furias a revolução do Nilo.”

Essa musica foi gravada por muitos outros cantores. Aqui no Brasil o

mais conhecido é o Tony Mouzayek.

Um homem culto e empreendedor. No Brasil desde 1970, nascido na

Siria e aos 9 anos de idade ingressou na musica influenciado pelos os

irmão, Samir Mouzayek e Joseph Mouzayek. Junto a eles começou a


tocar pandeiro e as 14 anos pela primeira vez palco acompanhado de

alaude, derbake e pandeiro iniciou sua carreira como cantor. Cantava

musicas tradicionais do seu pais e logo chamou a atenção com a sua

voz de timbre forte e contagiante. Em pouco tempo ele se tornou um

dos maiores cantores do pais.

Ele foi o primeiro pioneiro da musica Arabe no Brasil que infulenciou o

crescimento da dança do ventre. Sem duvida foi uma revolução na

dança Árabe. Lançou seu primeiro CD com seu irmão George

Mouzayek, atualmente um dos maires derbakistas do mundo. Seu

CDS bellydance ja esta no volume 59, com mais de 500 mil cds

vendidos.

Seu sucesso no Brasil e seu conjunto formado por musicos da sua

familia. Ficou tão conhecido no brasil e ficou conhecido

Internacionalmente. Com shows em Nova Iorque, Los Angeles,

Egito,Buenos Aires, Uruguai, Panamá,entre outros.

Com 30 anos de carreira Tony e um descobridor de talentos, lançou

varias bailarinas que Graça a ele se tornou conhecidas no Brasil.

Proprietário da casa Arabe uma loja tradicional com mais de 40 Anos.

São produtos musicais, roupas para dança do ventre que esta

relacionado a cultura Arabe.

Em 2002 esteve em Boston, contratado contratado pelo obailarino

Ahmad para paraticipar de 3 eventos com o renomado Omar Faruk.

Em 2003 foi para Miami patrocinado por Jawhra, com a presença de

Hayat El Helwa. Em parceria com a escola Luxor, criou o congresso

Internacional de dança do ventre no Brasil.

Conclui-se que a musica é a grande paixão na vida de Tony

Mouzayek. Hoje considerado uma das maiores celebridades do

mundo Arabe, com suasimplicidade.

Pesquisa em 10- 07 - 2022.

Mouzayek.com.br


 

Pesquisados em, 15/04/2020.

Musica Sawah,

https://youtu.be/vRi1h7REns0SAWAH - Abdel Halim Afez Emanuela Camozzi 5 maggio 2019

1.pt.wikipedia.org › wiki › Abdel_Halim_Hafez

Abdel Halim Hafez – Wikipédia, a enciclopédia livre


Mundo árabe, curiosidades ... - As maravilhas do mundo árabe

www.asmaravilhasdomundoarabe.com.br › page https://youtu.be/vRi1h7REns0SAWAH - Abdel Halim Afez

Emanuela Camozzi 5 maggio 2019

 

 

 

Referências


1. ↑ Ir para:a  b   c   d  El-Saket, Ola (21 de junho de 2011). «Remembering Abdel Halim Hafez,

the voice of revolution». Al-Masry Al-Youm: Today's News from Egypt. Consultado em

21 de julho de 2011

2. ↑ Kjeilen, TTore (2011). «Abdel Halim Hafez». lexicorient.com. LookLex

Encyclopaedia. Consultado em 18 de julho de 2011

3. ↑  Ir para:a   b  «Google celebrate Abdel -halim hafez birthday». iDothink. 2011. Consultado

em 17 de setembro de 2011

4. ↑  Ir para:a   b  «Abdel Halim Hafez». Internet Movie Database. 2011. Consultado em 17 de

setembro de 2011

5. ↑ «The sound of resilience». Al-Ahram. 2011. Consultado em 17 de setembro de 2011.

Arquivado do original em 25 de agosto de 2011

6. ↑  Ir para:a   b  «Google celebrates Abdel halim hafez's birthday». iDothink. 2011. Consultado

em 17 de setembro de 2011

7. ↑ «The business of culture». Al Ahram. 2000. Consultado em 17 de setembro de 2011.

Arquivado do original em 19 de janeiro de 2012

8. ↑ «Abdel Halim Hafez». Arabic nights. 2011. Consultado em 17 de setembro de 2011.

Arquivado do original em 21 de novembro de 2011

9. ↑ Katti, Madhuri (30 de março de 2009). «Abdel Halim Hafez: Golden Voice of Egypt |

The Fiendish». thefiendish.com. Consultado em 18 de julho de 2011

10. ↑ «Abd El Halim Hafez». anayou. 2011. Consultado em 17 de setembro de 2011.

Arquivado do original em 28 de outubro de 2014

11. ↑ «Abdel Halim Hafez». Egypt State Information Service. 2011. Consultado em 17 de

setembro de 2011

12. ↑ «Abdel Halim Hafez». last.fm. 2011. Consultado em 17 de setembro de 2011

13. ↑ «Abdelhalim hafez». hibamusic. 2011. Consultado em 17 de setembro de 2011”

  

Analise forma rítmica, textura e estilo:

  

Baladi, como de praxe na musica tradicional primeiro toca a banda depois a

entrada da bailarina, porem, essa musica tem momentos lentos e rápidos e se

ver que por traz tem toda uma orquestral musical.

 

 Pode – se respeitar o tempo da introdução ou dançar principalmente quando a

apresentação for espaços pequenos.

.

Introdução começa com um momento lento com o instrumento acordeom

intercalando notas graves e agudas dentro da melodia, com reverbero do

derbac e flauta até o 0,30 segundos, depois a chamada da bailarina.

 

 Sua forma:  Introdução da. musica, 

14. entrada da banda até 0,30 no som melódico com os instrumentos acordeom,

derbak, flauta e violão celo.

A  chamada da bailarina, ritmo rápido até 0,40 até 1:53, os instrumentos

tocados são,percussão, derbak,  pandeiro, acordeom, violino com uma emenda

de percussão para entrar a voz do cantor.

B -Voz do cantor,momento lento fica de 1:53 até 2:30, com os instrumentos,

derbak, acordeom, flauta.

C - A partir de 2:30, começa a parte rápida da chamada da bailaria agora com

a voz do cantor na melodia até 3:06, instrumentos são,percussão,

derbak,  pandeiro ou snuj, acordeom, violino com uma percussão de 4

tempos poderia classificar como um ligamento, pois continua avoz do canto.

 

C – no 3:25 toca uma flauta mais percussão, a partir 3:32  o instrumento é o

violino até 3:40, que entra a voz do cantor novamente com o ritmo rápido até o

3:58 que vem uma emenda lenta até o 4:11violino, teclado para  inicio da parte

final.violino,

 

Introdução lento melódica sem ritmos,

A Chamada da bailarina instrumental rítmica rápida

B - começa a voz do cantor, melódico lento como se tivesse clamando,

C – ritmo rápido com a voz do cantor mais instrumentos citados acima, com

uma pequena emenda de derbak.no meio para retornar a voz novamente,


entrando apenas uma pausa rítmica para a flauta e o violino preparando para a

parte final.

Final, termina com o ritmo mais acelerado com o som mais visível do violino e

percussão.

 

Conclusão:

“È uma musica que fala de um andarilho viajante longe do seu amor pela

distancia das suas viagens”. Então não é uma musica para dançar sorrindo

todo o tempo.

Estilo rítmico Baladi, uma musica que tem introdução, A, B e C e final com

variação de humor e ligamento entre as partes ou mesmo no meio da parte e

rica em sua textura melódica com oscilações e pequenos que eu diria

ligamentos percussivos entre uma parte e outra.

Embora a letra fale da saudade é uma musica com ritmo dançante onde se

possa fazer um bom deslocamento.

Na musicalidade para compor uma coreografia, a importância é conhecer a

musica, analisar os instrumentos nela tocados, o ritimo e as variações que nela

tocado.

Dançar é sentir a musica dentro de si e com um pouco de conhecimento de

movimentos tecnico mais coloque a emoção e dance.

 

 Maria Silva( Silvia Akira)

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