- Alika Ayad
PLANO DE AULA: ATIVANDO O CHACRA BÁSICO/RAIZ ATRAVES DOS MOVIMENTOS CADENCIADOS E VIBRATÓRIOS
PLANO DE AULA: ATIVANDO O CHACRA BÁSICO/RAIZ ATRAVES DOS MOVIMENTOS CADENCIADOS E VIBRATÓRIOS DA DANÇA DO VENTRE
Pesquisa realizada por Alika Ayad (Aline Cristine dos Santos) para o Módulo Didática do Curso de Formação e Capacitação em Dança do Ventre oferecido por FIDES Centro de Cultura Lazer e Saúde sob coordenação de Priscila Genaro.
Paraibuna-SP
Introdução e Justificativa
O tema foi escolhido por trabalhar movimentos bem característicos da dança do ventre que em sua maioria são solicitados pelas pessoas que adentram o universo das salas de aulas de dança mesmo sem nunca ter dançado dessa forma. Quando chegam novas pessoas nas aulas elas relatam que gostariam de aprender movimentos específicos, sempre se referindo ao básico egípcio e ao shimie. Ao questioná-las o porquê dessas escolhas a resposta é unânime, ou pela estética já que veem beleza e força nessas movimentações ou pela potência energética que demanda das movimentações após a prática nas aulas. Quando as pessoas experimentam movimentos cadenciados e vibratórios já sentem de fato que estão aprendendo algo novo e arriscam-se a usá-los dentro de uma dança ou de executar uma sequência.
PLANO DE AULA: ATIVANDO O CHACRA BÁSICO/RAIZ ATRAVES DOS MOVIMENTOS CADENCIADOS E VIBRATÓRIOS DA DANÇA DO VENTRE.
CONTEÚDO: MOVIMENTOS REVERBERADOS/SHIMIES E CADENCIADOS (para ativar o chacra básico/raiz, soltar o quadril e transformar energia estagnada em criatividade)
PÚBLICO ALVO: MULHERES ACIMA DOS 18 ANOS
OBJETIVO: TRABALHAR AUTOCONHECIMENTO, EMPODERAMENTO E AMOR PRÓPRIO ATRAVÉS DA DANÇA DO VENTRE.
METODOLOGIA- DESENVOLVIMENTO: 1. PARTE TEÓRICA - INICIAÇÃO AO ESTUDO DOS CHACRAS, COMEÇANDO PELO BÁSICO/RAIZ (COR VERMELHA)
*Muladhara Chakras são vórtices de energia que estão distribuídos ao longo da coluna vertebral. Eles atuam fortemente se correlacionando com as nossas emoções e com as nossas glândulas endócrinas. Tudo que vem de fora para dentro e de dentro para fora afetam nossos Chakras, que por sua vez influenciam nosso corpo físico. A proposta é trazer o autoconhecimento e o domínio da dança a partir dos Chakras. Esta aula é norteada a partir do Chakra básico que é o Chakra raiz. Ele nos conecta aos nossos antepassados, a nossa raiz, nosso alicerce e com a nossa força. É um Chakra que traz a nossa conexão com o mundo material, em como levamos a nossa vida de forma prática ou não aqui na terra. Este Chakra nos confere vigor, instinto, vontade de viver, vontade de agir e se movimentar. Os movimentos de dança do ventre são movimentos que ativam este Chakra. Em um primeiro momento este Chakra governa o centro de sobrevivência e em segundo a nossa prosperidade e a relação que temos com o dinheiro (abundância).
Pergunto como a pessoa está. Se estiver com energia baixa, digo-lhe que precisará energizar este chakra e que isso poderá ser feito através da dança. Como exercício complementar solicito as alunas que ao longo das aulas e dia a dia se observem e anotem aquilo que lhes chamar a atenção.
PARTE PRÁTICA - 2. AQUECIMENTO COM MOVIMENTOS VIBRATÓRIOS, CADENCEADOS, TRANSFERÊNCIA DE PESO, TORÇÕES E DESLOCAMENTO.
Iniciamos com o movimento que se chama Shimie ou vibratório/reverberado. Este movimento ativa toda essa consciência do assoalho pélvico através dos pés e do chão. Chakra básico/raiz representado pela cor vermelha e que sua posição em nosso corpo fica voltada para baixo, para terra. É onde recebemos energia telúrica e onde também descarregamos toda energia em excesso. Este Chakra precisa estar sempre ativado, por isso existe a importância de se manter a atividade física regularmente. Quando ficamos depressivos, este Chakra fica em depleção. Isto significa que ele perde energia e como consequência a pessoa não possui vontade de se movimentar. Ativar o Chakra básico é importante pois está relacionado ao nosso mundo material e como nos lidamos com ele. O que eu tenho na matéria? Corpo, coisas práticas (situações a resolver) e prosperidade. Shimies/vibratórios ajudam a limpar e ativar esta chakra. Movimentos vigorosos pélvicos, caminhadas e corridas, exercícios físicos que impulsionem para terra e principalmente a consciência da correlação deste chakra com as glândulas suprarrenais. Neste sentido, conseguimos transformar agressividade em poder de ação, se tornando mais consciente de suas ações e de sua força para que seja bem canalizada.
3. SEQUÊNCIA SEM E COM MÚSICA –Sequência Chakra Raiz incluindo gestos, significados, rotação pélvica, shimies e básicos. Quadril - batida lateral simples, Quadril- Básico Egípcio para baixo e para cima, Quadril – Twist, Quadril – Shimie egípcio com alternância de joelhos para frente e trás na mesma intensidade. Para aprimorar: Importante que se faça também a parte de improviso intuitivo sem a sequência coreográfica, de forma livre e leve, para que assim se possa trabalhar o hemisfério direito, que é o criativo, dando autonomia desde agora.
ENCERRAMENTO:
4. ALONGAMENTO DE EQUILIBRIO- EQUILIBRANDO PENSAMENTOS, PALAVRAS E SENTIMENTOS COM MOVIMENTOS PARA COMPENSAÇÃO DA COLUNA, MEMBROS INFERIORES E SUPERIORES
MEDITAÇÃO GUIADA FINAL: Mensagem: "Escolho a segurança, o poder de ação. Eu estou segura. Eu sou minha base. Repetindo verbalmente: Eu sou minha raiz. Eu sou meu porto seguro. Eu sou meus pés no chão. Eu sou filha da terra. Sou nutrida, sou amparada pelo amor que me sustenta. Eu sou a natureza manifestada através do meu corpo. Eu sou Muladhara! Hoje eu estou firme, enraizada, como uma grande arvore. Completamente conectada com a terra, intimamente abraçada e nutrida. Assim é! Assim será! Agora e sempre!
Conclusão
Este trabalho foi desafiador pois exigiu muito cuidado para apresentar um conceito de aula diferente do que é normalmente apresentado nas academias e escolas de dança, algo que trabalha além do corpo e da estética dos movimentos também trabalha a mente e a espiritualidade. Foi preciso muito foco, leitura e escuta ativa. O fato de gostar dessas movimentações e músicas que exigem esse trabalho no corpo foi o pontapé para me aventurar na construção de uma aula especifica e criar células coreográficas sequenciais que permitiu explorar movimentos básicos e suas combinações assim como me atentar as articulações, musculaturas e todas as partes envolvidas. Foi um processo muito gostoso e mesmo com as inseguranças na aplicação o resultado foi incrível, tive muitos feeds satisfatórios e acredito ter atingido resultados satisfatórios.
Bibliografia
Dança Cura – Ju Marconato
Sagrado Feminino: Equilibrio entre as Polaridades – Ju Marconato
A Dança do Sagrado Feminino: O Despertar Espiritual da Mulher através da dança, dos Movimentos e Rituais – Iris J. Stewart
Círculo Mulher: O movimento feminino ao longo da vida – Shalimar Mattar
Dança do Ventre, Ciência e Arte – Patricia Bencardini
Qual é o corpo que dança – Jussara Muller
Domínio do Movimento – Rudolf Laban
Corpo Vivo: Reeducação do Movimento – Ivaldo Bertazzo
Cérebro Ativo: Reeducação do Movimento – Ivaldo Bertazzo
VIDEO EXPLICANDO TRABALHO inclusão em 08 de outubro de 2022