top of page
Sarau FIDES 2023.png

Sarau FIDES dezembro 2023 - Sororidade também é Dançar

Conheci a palavra sororidade através da minha irmã, numa postagem que ela fez no dia da Mulher, mas não foi apenas mais uma palavra para o meu vocabulário, foi uma abertura de portas, de novas possibilidades de ver o outro, sim o outro. Eu poderia dizer a outra, mas faz um tempo que me libertei da impossibilidade de ver o feminino em tudo à minha volta, inclusive na figura masculina. 
O poder feminino está em tudo, na semente que germina, na mão que acolhe, na ramo que frutifica, no olhar que ensina, na terra que se permite semear, no abraço que acalenta, na ave que voa distâncias para alimentar sua prole, no cartão de ponto batido todos os dias. Não importa a forma, mas todo movimento da existência e baseado em  crescer e multiplicar, não apenas em gerar filhos, mas acolher e prover geradores, não apenas parir, mas dar passagem para os paridos, não apenas amamentar seus filhos, mas nutrir ideias, possibilidades, avanços e realizações. 
Somos todos mães, geradoras, provedoras, acalentadoras de tudo que há, não importa se sou homem ou mulher, o importante é se permitir e permitir que o outro seja, faça e viva em sua liberdade, que o meu olhar não condene, mas compreenda que tudo que existe precisou nascer de alguma forma, e fazer nascer seja um projeto ou um ser vivo precisa do poder feminino de gestar, parir e nutrir. 
Sororidade pra mim e a capacidade de ficar feliz ao ver no outro todo poder que existe em mim,

Silvia Akira - Formação em Dança do Ventre

Sororidade é olhar a mim e o outro com alegria

Stela Maris- Formação em Dança do Ventre

Soriridade e ter coragem de defender quem  precisar de defesa.

Aline - Formação em Dança do Ventre

Sororidade é defender as diferenças

Samantha Verçosa- Formaçao em Dança do Ventre

Sororidade é compartilhar com todos a minha alegrai

Música: Comptine d'un autre été, l'après-midi (Amelie)Versão do Ilahun

Claudete Amor - Curso Regular Presecial FIDES

Sororidade e cuidar sem distinção

Edênia   - Melodiam Curso de Snujs 

Sororidade è amar incondicionalmente

Julia Rivas  - Formação em Dança do Ventre

Sororidade e cuidar sem distinção

Priscila Genaro

Sororidade é amar, acolher, compreender, aceitar a todas as mulheres sem distinção, sem preconceitos, sem farpas nos olhos. Sororidade e aceitar as diferençãs e percebe-las como vantagtens e qualidades que cada um de nós temos.

E Dancemos como irmãs 

Sororidade e dar a mão à sua Irmã e ao seu Irmão

As mulheres na antiguidade dançavam em reverencia aos Deuses, a Terra e a Vida. Mulheres de mão dadas estão eternamente representadas nas pinturas rupestres, em ornamentos de vasos e tapeçarias. Mulheres unidas em roda ora assistindo ora se apresentando, toda via em comunhão corpo, mente e espirito.

Quando foi que a humanidade "dicotomizou" o individuo?

Cada vez mais mulheres, homens e até crianças sofrem com o distanciamento dos seres, que de olhos fixos em seus aparelhos passam desapercebidos uns pelos outros. Cada um em seu mundo "conectadamente" desconexo, mil amigos, mais mil seguidores e nenhum olhar afetuoso.

Mas o que este discurso tem ver com a dança?

Este é um convite!

Ou melhor... É uma convocação para a pratica de uma Dança do Ventre sem barreiras, uma Dança do Ventre de irmãs, uma Dança do Ventre de mãos dadas, onde cada um é o que  é, onde cada dança é única, sem regras, sem modelos, sem padrões. 

Uma dança da alma, assim como acredito que seria a dança das bacantes, das ninfas, de Miriam e de Salomé. A entrega do corpo à divindade, ao sagrado que vem de dentro.
 Vamos dar as mãos aos nossos colegas dançantes sejam eles quem forem, homens ou mulheres - Vamos dançar irmãos! Vamos dançar na roda, vamos trocar nossos sentimentos, compartilhar o afeto. Vamos devolver para a caixa de pandora a criticidade exagerada, a competição, a arrogância, o desprezo e a vaidade.
Vamos irmãos dançantes, libertar nossos espíritos e deixar que o nosso amor cresça acolhendo aquele que está iniciando, aquele que está aprendendo, vamos estender a mão e dizer simplesmente - Assim é melhor, mas se desejar pode fazer do seu jeito!. Venha, apenas dance comigo!
Sentiremos assim a beleza e a riqueza que está dentro de cada um de nós, vamos dançar para que nossas vidas se encham de Luz, para que nunca mais nos encontremos sozinhos, porque a roda está em nós, sem pontas, sem arestas todos iguais e equidistantes, frente a frente em amor e fraternidade.
Venham irmãos dançantes, dance comigo, não importa quem é ou como você é, não importa sua altura, seu peso, sua pele ou seu cabelo. O que importa é sentir a sua mão na minha, ver o seu olhar e o seu sorriso.
Vamos dançar ao som de nossas risadas e o tilintar de nossos trajes.
Venham almas dançantes, venham dançar uma Dança do Ventre que alimenta a alma , que atravessou os tempos, vamos nutrir nosso espíritos, vamos nos despir do querem que sejamos para ser o que realmente somos.
Vamos apenas dançar com os nossos ventres!

Gratidão por estarem aqui 

bottom of page